Em fevereiro de 2016, um grupo formado por artistas de diversos coletivos da COHAB II - José Bonifácio, com histórico de mais dez anos de atuação voltada para a fomentação e valorização de atividades artísticas e culturais do bairro, a exemplo do movimento Reggae na Rua, ocuparam um espaço ocioso que estava abandonado há 15 anos no Centro Comercial do bairro. O lugar, que antes guardava entulhos e abrigava ratos e animais peçonhentos, depois de meses de trabalho duro, sob olhar e a aprovação da comunidade, transformou-se na Okupação Cultural Coragem - uma galeria de arte, o espaço da experiência de diversos coletivos culturais e esportivo (a exemplo do skate), que passou a ser gerido pelo C.O.R.A.G.E.M., Coletivo de Ocupação, Revitalização, Arte, Graffiti, Educação e Música.
Após anos de luta por reconhecimento e permanência no imóvel ocupado, em 2021 é conquistada a permissão de uso por mais quatro anos, concedida pela COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), proprietária legal.
Enquanto galeria de arte, sua marca identitária, a Coragem, organizou exposições de arte urbana com artistas consagrados de diversos locais da região metropolitana de São Paulo. Até o momento, aconteceram dezoito exposições de arte urbana e uma iconográfica ( que contava a história do distrito José Bonifácio) sendo visitadas por milhares de pessoas, dentre os públicos, além dos habituais frequentadores do espaço, cabe destacar a parceria com escolas de ensino infantil, fundamental, médio, grupos universitários dos mais variados cursos, grupos de adolescentes que cumprem liberdade assistida, entre outros.
Desde o início, a Okupação Cultural Coragem proporciona, de forma gratuita, à toda comunidade, acesso à arte e a cultura, bem como oferece o espaço físico a toda rede de artistas independentes e Coletivos, favorecendo o acesso e fruição cultural na região, assim como toda e qualquer iniciativa de cunho comunitário, como bazar solidário, encontros intersetoriais com esporte, saúde, educação, assistência social, direitos humanos (considerando a questão de gênero e étnico racial), com a subprefeitura de Itaquera, dentre outras instituições.
Graças à ação coletiva, o trabalho solidário, a Okupação Cultural Coragem abriga hoje quinze coletividades residentes e recebe dezenas de outras, que juntas promovem uma diversidade de linguagens, sendo: teatro, dança, artes visuais, poesia, música (diferentes gêneros a exemplo de rock, rap, jazz, mpb), literatura, cultura nerd e multilinguagem. A ocupação funciona de domingo a domingo e as coletividades realizam ações, como: ensino, shows, espetáculos de teatrais, reuniões, apresentações de danças, entre outras.