O coletivo foi formado com o intuito de destacar as potencialidades de jovens artistas periféricos, promovendo intervenções em diversas linguagens culturais, como, moda, música, grafite e dança. A iniciativa busca facilitar a transformação cultural e social dos moradores e artistas da comunidade.
Ocupante desde: 2024
Segmento: Cultura, Empreendedorismo/comércio
Linguagem: Dança, Grafite, Grupo de pesquisa/estudo, Ilustração/pintura, Loja de artesanato, Moda e Música
Rede Social: @zurcnarua
Contato: zurcnarua@gmail.com
...
A Cia de Arte e Dança Negra Oju Orun nasceu em Março de 2017, por meio da junção de pessoas de experiências distintas com a música, com a dança de matrizes afro brasileira e a religião, busca manter vivo seu legado deixado por sua matriarca Ana Clara uma das primeiras cantoras do grupo afro 2. Através de suas filhas Patrícia e Tatiana a Cia cria narrativas coreograficas através da dança afro, da performance corporal, do cênico, da músicas e dos toques de orixás, contamos nossas histórias e nossas manifestações culturais.
Sem dúvida, o amor pela dança, especialmente, as danças populares de matriz afro-brasileira é o elo que une todo o grupo, que desenvolve atividades de segmentos diversos e que contemplam múltiplas expressões artísticas sempre acompanhadas de música ao vivo. Essa nossa ação principal tem como proposta, explorar, compartilhar e contribuir de alguma forma para a promoção do resgate, da construção, da valorização e da afirmação da Arte Negra , bem como lutar contra obra ismo e intolerância religiosa.
Ocupante desde: 2022
Segmento: Cultura
Linguagem: Dança e Música
Rede Social: @cia.ojuorun
Contato: cia.ojuorun2016@gmail.com
WhatsApp: 11965753643
...
O Coletivo Cultural Vianinha é um coletivo de cultura classista ligado ao Partido Comunista Brasileiro que concentra trabalhadores da cultura de diversas linguagens e que pensam a arte e a cultura a partir de um viés marxista-leninista.
Ocupante desde: 2023
Segmento: Cultura e Jornalismo/comunicação social
Linguagem: Audiovisual, Ilustração/pintura, Quadrinhos
Rede Social: @coletivovianinha_sp
Contato: coletivovianinha@gmail.com
...
A Feira Da Coragem são encontros semanais que ocorrem toda sexta feira, a partir das 15h, na Okupação Cultural Coragem, onde acontece a exposição e venda de itens artesanais/culinária/moda, com intuito de divulgação e fortalecimento do trabalho das mulheres empreendedoras locais.
Ocupante desde: 2023
Segmento: Empreendedorismo/comércio
Linguagem: Loja de artesanato
Rede Social: @feiradacoragem
Contato: empreendedorasdacoragem@gmail.com
...
Floema Coletivo é um núcleo de pesquisa em multilinguagem artística que utiliza a arte como instrumento de sensibilização para refletir sobre temas de relevância social, a partir de uma perspectiva interseccional que considera gênero, raça e classe. Atuando de forma coletiva, colaborativa e transdisciplinar, o coletivo propõe experiências estéticas que dialogam com territórios, memórias e identidades, promovendo espaços de escuta, criação e transformação.
Ocupante desde: 2019
Segmento: Cultura e Educação
Linguagem: Multilinguagem
Rede Social: @coletivofloema
Contato: floemacoletivo@gmail.com
...
O coletivo Kino Trincheira nasce em 2022, como um esforço para fornecer respostas para o que consideramos dois dos problemas fundamentais no Brasil em relação ao cinema: em primeiro lugar, a distância entre o público e a produção cinematográfica independente, que se encontra fora dos circuitos comerciais e que costuma ser o espaço mais diretamente ligado à linguagem audiovisual experimental; e, em segundo lugar, o desconhecimento dos espectadores em relação à técnica e à estética cinematográficas. Nesse sentido, buscamos aproximar o público de uma produção ainda bastante desconhecida (com destaque para o cinema latino-americano, ainda distante do espectador brasileiro); orientá-lo no desenvolvimento de um olhar crítico; e, finalmente, colocá-lo em contato com as formas de se produzir um trabalho audiovisual, de modo que o espectador possa se tornar também um realizador. Para isso, o coletivo Kino Trincheira realiza diversos tipo de ações, entre elas: oficinas de formação audiovisual, grupos de estudo estético, cine-debates, captações de rodas de conversa formativas, web-séries documentais com a comunidade e realizações de curta-metragens que dialogam com as questões estéticas e culturais pertinentes ao que o coletivo se propõe.
Ocupante desde: 2022
Segmento: Cultura
Linguagem: Audiovisual, Design gráfico, Fotografia, Ilustração/pintura e Teatro
Rede Social: @kino_trincheira
Contato: polokinotrincheira@gmail.com
...
Reação Hip Hop presente na quebrada Cohab 2 desde 2013, ocupando diferentes espaços levando cultura e entretenimento
Ocupante desde: 2020
Segmento: Cultura
Linguagem: Música
Rede Social: @reacaohiphop
Contato: xyanvictor@gmail.com
...
A proposta do coletivo é introduzir aos participantes o universo da marcenaria, abrindo os olhos diante do fazer com as mãos, além de refletir o processo da sustentabilidade e reutilização de materiais de reuso.
Ocupante desde: 2020
Segmento: Cultura, Educação, Empreendedorismo/comércio, Saúde e bem-estar
Linguagem: Ilustração/pintura, Marcenaria e Moda
Rede Social: @recriarepreciso
WhatsApp: 11984841528
...
Punk rock feito em Itaquera, mais precisamente na Cohab2. Na ativa desde 1997. Periferia Sem Fim.
Ocupante desde: 2017
Segmento: Cultura
Linguagem: Música
Rede Social: @bfr_baseados_em_fatos_reais
Contato: perusetorhc@gmail.com
...
A Companhia Menina Fulô foi criada com o intuito de pensar e construir manifestações artísticas que celebrem as infâncias, sem reducionismos e sem subestimar a capacidade de entendimento e interação das crianças.
O que nomeamos como pesquisa líquida foi o primeiro impulso da Companhia de investigar o elemento água não só em sua importância vital, mas antes em sua poética.
Na imersão nas águas, retornamos banhadas por muitas sonoridades e imagens e fomos compondo ações artísticas que possibilitasse às pessoas participantes experiências com esse elemento.
Tal processo resultou na trilogia das águas composta pelo espetáculo Dança Dentro, a intervenção Breve dança para um rio e a oficina Água: primeiro brinquedo.
Ainda que oriunda do mesmo processo de pesquisa, as ações foram pensadas de forma autônoma - cada uma focalizando algum aspecto, particularidade ou possibilidade expressiva com a água.
A trilogia foi pensada como três afluentes que se encontram formando um curso maior, como se as águas da placenta, de um brinquedo usado por uma criança no banho ou de um rio soterrado na cidade pudessem se encontrar e desaguar na nossa pesquisa, modificando nossos sons, gestos e promovendo expressões e experiências com a água da natureza que somos.
Fundamentos de travessia para a pesquisa líquida:
Palavra poética, Danças brasileiras, Laban, Educação somática, Canto com abertura e sobreposição de vozes, percussão.
Ocupante desde: 2022
Segmento: Cultura e Educação
Linguagem: Dança e Teatro
Rede Social: @ciameninafulo
WhatsApp: 11985960708
...
Tem por objetivo trabalhar a dança de salão nas periferias e resgatar culturas periféricas
Ocupante desde: 2021
Segmento: Cultura, Esporte, Saúde e bem-estar
Linguagem: Dança, Grupo de pesquisa/estudo, Música
Rede Social: @dancandoetirandoonda
Contato: afsoaresparaguay99@gmail.com
...
Coletiva atuante desde 2016 com múltiplas linguagens protagonizadas por mulheres
Ocupante desde: 2016
Segmento: Cultura
Linguagem: Literatura, Poesia e Saraus/Slams
Rede Social: @femisistahs
Contato: mari.mata.ribeiro@gmail.com
WhatsApp: 11941948409
...
A Gibiteca Balão é um coletivo fundado em 2014, em Itaquera (Zona Leste de São Paulo), que luta para contribuir com a democratização do acesso aos bens culturais e o desenvolvimento do pensamento crítico nas periferias.
Esse trabalho é feito de forma local e também itinerante, por uma equipe multitarefa e voluntária, que se dedica na disponibilização e mediação de acervo de quadrinhos; livros; jogos, além de oferecer atividades formativas, como: oficinas; palestras; rodas de conversa e festas temáticas.
Ocupante desde: 2016
Segmento: Cultura e Educação
Linguagem: Audiovisual, Ilustração/pintura, Jogos, Literatura, Quadrinhos e Videogame
Rede Social: @gibitecabalao
Contato: gibitecabalao@gmail.com
...
Namaste Dona Maria é criado por Anjali, professora de Hata Yôga, formada pela escola Trishula Yoga, em São Paulo. O coletivo é sobre práticas de Yoga, onde desenvolvemos juntos um melhor equilíbrio fisco emocional e espiritual, auxiliando no cotidiano e desenvolvendo seres em comunidades, sociedade e com disciplinas.
Ocupante desde: 2022
Segmento: Cultura, Educação, Saúde e bem-estar
Linguagem: Exercícios físicos e Exercícios de meditação / psicoterapia
Rede Social: @namastedonamaria @namastedonamaria
Contato: projetonamastedonamaria@gmail.com
...
Comunidade de Samba criada na Cohab José Bonifácio em Itaquera SP em 24/12/2008.
Voltada também para projetos sociais, realizando ações como doações de roupas , brinquedos e feiras culturais.
Ocupante desde: 2024
Segmento: Cultura
Linguagem: Dança, Fotografia, Loja de artesanato e Música
Rede Social: @rapaziadis
Contato: rapaziadis@gmail.com
...
Sarau tem coragem
Ocupante desde: 2016
Segmento: Cultura, Educação e Empreendedorismo/comércio
Linguagem: Dança, Literatura, Loja de artesanato, Música, Poesia e Teatro
Rede Social: @sarautemcoragem
Contato: eduardomalva@gmail.com
WhatsApp: 11939054701
...
A Calçada Literária é um projeto de incentivo a livros, leitura e literatura. Dizemos que somos uma ponte entre quem quer doar livros e quem quer ter acesso à literatura. Somos uma biblioteca livre, itinerante.
Ocupante desde: 2018
Segmento: Cultura
Linguagem: Literatura
Rede Social: /calcadaliteraria
@calcadaliteraria @calcadaliteraria
Contato: calcadaliteraria.oficial@gmail.com
WhatsApp: 11 994478491
...
O Coletivo Aberto é um grupo de dança teatro que completa uma década de existência neste a ano. Realizamos ações de apresentações artísticas para as infâncias e adultos, produções de mostras, oficinas e palestras. Nosso trabalho se solidifica pela pesquisa em dança que transborda uma estética estabelecida e considera as estruturas sociais em que ocupam.
Ocupante desde: 2017
Segmento: Cultura
Linguagem: Dança e Teatro
Rede Social: @coletivocorpoaberto
Contato: coletivocorpoaberto@gmail.com
...
O coletivo Faça Beats surgiu da necessidade de fazer música sem limitações e sem interrupções. Com o surgimento e a popularização de plataformas digitais onde qualquer pessoa com um computador consegue ter acesso ao mundo da produção musical e a criação de beats, os músicos que até antes tinham certas limitações de espaço, horário, e as vezes até companhia, foram surpreendidos com tamanha infinidade de instrumentos, harmonias, melodias, batidas, e uma gigantesca possibilidade de criação de música digital ao alcance de suas mãos. E isso tudo num espaço pequeno e sem incomodar o vizinho com barulho de instrumentos devido ao uso de fones de ouvido e sem limites de horas para composições e criações.
Em 2017 deram início ao projeto que somou muito na cultura beatmaker na região de Itaquera - Zona Leste de São Paulo, que foi o ‘ENCONTRO DE BEATMAKERS DE ITAQUERA que contou com 4 edições ao longo do ano e marcou e mexeu com a cena musical da região. Os encontros foram de troca de conhecimentos, técnicas, habilidades, ideias e muita música digital. Conseguimos reunir pessoas que já trabalhavam com música e outras que estavam ali descobrindo o gigantesco mundo da música digital.
Em 2018 surge a necessidade de um espaço/estúdio e de um quarto dormitório eles o transformaram no estúdio FAÇA BEATS. Ano de muitas produções e diálogo com a comunidade e suas necessidades no mundo do áudio, na produção musical e trilhas sonoras, beats, sonorização profissional e composição digital.
Em 2019 realizaram a ‘PRIMEIRA BATALHA DE BEATS DE ITAQUERA que contou com alguns nomes influentes da cultura Beatmaker e fazedores de música digital que disputaram o prêmio mostrando um nível altíssimo de composições digitais e uma troca de experiência incrível. Em 2021 realizaram a ‘SEGUNDA BATALHA DE BEATS DE ITAQUERA’ que devido a ocasião foi feita de forma remota por conta da pandemia do COVID-19, e como na primeira edição, a segunda também foi muito importante para os compositores mostrarem o que estavam fazendo e criando durante a pandemia. Serviu como espaço de amostra musical e serviu de inspiração para o surgimento da ORQUESTRA PERIFÉRICA DE MÚSICA DIGITAL. Realizaram parceria com o Programa Vocacional e foi incluída na linguagem de música do Programa a orientação de Música Digital que foi desenvolvida e orientada por um dos percussores do FAÇA BEATS. Houve também a oficina de CRIAÇÃO DE BATIDAS MUSICAIS PARA O FUNK E RAP nas Fábricas de Cultura do Itaim Paulista e Vila Curuçá.
Em 2022 realizaram a `TERCEIRA BATALHA DE BEATS DE ITAQUERA e oficializamos a primeira apresentação da ORQUESTRA PERIFÉRICA DE MÚSICA DIGITAL, onde os compositores em forma de apresentação mostrava suas composições para o público presente, sem disputa de primeiro ou segundo lugar. A Orquestra é formada por compositores de música digital residentes de Itaquera e região Leste da Cidade de São Paulo.
Ocupante desde: 2017
Segmento: Cultura
Linguagem: Música
Rede Social: @facabeats
WhatsApp: 11974219714
...
Sou Fernando Pita, artista visual, ilustrador e grafiteiro da Zona Leste de São Paulo. Minha trajetória é marcada por uma constante investigação sobre identidade, território e memória. Cresci rodeado por muros, vielas e histórias da quebrada, e foi nesse cenário que desenvolvi minha linguagem artística, misturando técnicas do graffiti, da ilustração tradicional e digital, pintura em tela e experiências de rua.
Minha pesquisa atravessa questões como ancestralidade, cotidiano periférico e resistência cultural. Busco criar obras que dialoguem com quem vive nas bordas, valorizando as narrativas invisibilizadas e transformando o espaço urbano em galeria viva. A rua é escola, palco e inspiração — e meu trabalho é uma forma de devolver ao território tudo que ele me ensinou.
Ocupante desde: 2020
Segmento: Cultura
Linguagem: Grafite, Ilustração/pintura
Rede Social: @fepita.arte
...
Você está procurando por uma maneira de se divertir e melhorar sua técnica de dança? Com Jorge Zouk, você vai aprender a dançar com estilo e confiança. Aulas de Dança de Salão para todos os níveis!
Segmento: Cultura
Linguagem: Dança
Rede Social: @jorgezouk2
...
O Coletivo Reação Underground teve início no ano de 2012, através da junção da Banda Gricerina e do Instituto Reação Arte e Cultura, com o intuito de fomentar e movimentar a cultura do rock underground e autoral na Cohab 2 e região, uma vez que esse movimento artistico cultural tão importante estava perdendo forças. O surgimento do coletivo atraiu muitas bandas de renome para a comunidade, além de incentivar o mantimento de bandas ja existentes e o surgimento de novas bandas. Acreditamos que o rock underground autoral é um movimento artistico-cultural muito importante na periferia, dando voz a quem se identifica com a cultura.
Ocupante desde: 2019
Segmento: Cultura
Linguagem: Música
Rede Social: @reacaounderground
Contato: reacao.underground@gmail.com
...
O coletivo tem por objetivo fazer o resgate da cultura do samba rock tradicional
Ocupante desde: 2021
Segmento: Cultura, Educação, Jornalismo/comunicação social, Saúde e bem-estar
Linguagem: Audiovisual, Dança, Exercícios físicos e Música
Rede Social: @sambarockmassa
Contato: afsoaresparaguay99@gmail.com
...